Ex-vereador de Londrina morre após cair em barranco com caminhão carregado
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Ex-vereador de Londrina morre após cair em barranco com caminhão carregado
Leonilso Jaqueta, de 70 anos, morreu em um acidente de caminhão na manhã desta quinta-feira (31) em Nova Fátima, no norte do Paraná.
O homem é ex-vereador de Londrina, que fica a cerca de 100 km da cidade onde aconteceu o acidente. Ele começou a atuar na militância política na década de 1980 e, segundo o site da Câmara Municipal, foi vereador de 2001 a 2004.
Leonilso estava dirigindo em uma estrada rural, quando perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco. No caminhão, também havia outro homem. O passageiro sobreviveu, e foi levado para atendimento médico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Londrina no WhatsApp
Leonilso Jaqueta tinha 70 anos
Reprodução/Redes Sociais
De acordo com informações do boletim da ocorrência (B.O.), o caminhão estava carregado com madeira, que seria entregue em uma fazenda próxima ao local do acidente.
A estrada liga o Bairro dos Messias ao Bairro do Areião.
Uma testemunha que mora na região informou à polícia suspeitar que o veículo teve problemas no freio, pois o viu passando em alta velocidade em uma descida e encontrou pedaços do que devia ser a mangueira do freio.
As causas do acidente serão investigadas.
O g1 busca atualizações sobre o estado de saúde do passageiro que estava com Leonilso no caminhão.
Ex-vereador de Londrina, Leonildo Jaqueta morreu em acidente com caminhão
Reginaldo Tinti
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Mulher fica pendurada em roda-gigante durante festa na Grande Curitiba
Tragédia: Após passarem madrugada trabalhando, três jovens morrem ao bater carro em caminhão enquanto voltavam para casa
Guarapuava: Jovem morre após passar mal em viagem de ônibus, e socorristas encontram 26 iPhones colados ao corpo dela
Acidente aconteceu em estrada rural
Reginaldo Tinti
Luto
Jaqueta era figura conhecida em Londrina. Durante a trajetória política, ele foi presidente municipal do Movimento Democrático do Brasil (MDB) e ocupou o cargo de presidente da Autarquia de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).
Ele também acumulava passagens em uma empresa de telecomunicações da cidade e era proprietário de uma revenda de gás de cozinha.
Nas redes sociais, internautas lamentaram a morte do homem.
"Com profundo pesar, informamos o falecimento do nosso querido amigo Leonilso Jaqueta. Aos parentes e amigos, nós da Paróquia Santo Antônio-Warta apresentamos as nossas sentidas condolências", publicou a paróquia da igreja católica de Londrina.
A Câmara de Londrina também publicou uma nota de pesar pela morte de Jaqueta.
"A Câmara Municipal de Londrina manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador Leonilso Jaqueta, ocorrido ontem. Eleito pelo então PMDB para a 13ª Legislatura (2001–2004), Leonilso Jaqueta deixou importantes contribuições legislativas para a cidade. Entre as iniciativas de sua autoria, em conjunto com outros parlamentares, está a lei municipal que garantiu prioridade na aquisição de unidades habitacionais da Companhia de Habitação de Londrina às pessoas com deficiência, assegurando direitos fundamentais a esse segmento. Também partiu do ex-vereador a lei municipal que estabeleceu critérios rigorosos para cassação de alvarás em casos de fraude no comércio de combustíveis, fortalecendo a defesa do consumidor e a ética nas atividades econômicas do município. Mesmo após o término de seu mandato, Leonilso Jaqueta manteve-se engajado na vida pública, atuando como voz ativa na cobrança por melhorias para o Distrito da Warta e como superintendente da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina). Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Londrina presta suas sinceras condolências à família, amigos e admiradores do ex-vereador, reconhecendo seu legado de serviços à comunidade londrinense", informou a nota.
Leonilso está sendo velado no distrito de Warta e o sepultamento está previsto para às 16h desta sexta-feira (1º).
Ex-vereador de Londrina, Leonildo Jaqueta morreu em acidente com caminhão
Reginaldo Tinti - Reprodução/Redes sociais
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias em g1 Norte e Noroeste