Contratos dos lotes 3 e 6 do pedágio do Paraná são aprovados e concessionárias podem iniciar operações
11/04/2025
(Foto: Reprodução) Concessionárias têm até 11 de maio para assumir os trechos que, somados, possuem 1.231 quilômetros de extensão e passam por cidades como Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. ANTT aprova contratos de concessão de pedágio no norte do Paraná
Os contratos de concessão das rodovias dos lotes 3 e 6 do pedágio do Paraná foram aprovados pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A informação, confirmada nesta quinta-feira (10), marca o início do prazo até 11 de maio para que a CCR S/A e o Grupo EPR iniciem as operações nas estradas.
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Os dois contratos têm vigência de 30 anos. No acordo, a CCR S/A terá que fazer investimento total de R$ 16 bilhões e a EPR, de R$ 20 bilhões.
Em contrapartida, as duas concessionárias têm permissão para cobrança de tarifas de pedágio em 16 praças - cinco delas serão construídas. Não há data definida para o início da arrecadação, entretanto. As concessões terminaram em novembro de 2021.
Leia aqui: O g1 e a RPC fizeram uma projeção de quanto deve custar as tarifas dos lotes 3 e 6
Assinaturas dos contratos dos lotes 3 e 6 acontecem nesta sexta (11).
Gabriel Rosa - AEN
Os dois lotes, somados, possuem 1.231 quilômetros de extensão. As rodovias, estaduais e federais, passam por cidades como Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos lotes.
Lote 3 do pedágio
O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.
Concessionária CCR venceu disputa pelo Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná
Gabriel Rosa/AEN
Lista de cidades atendidas pelo trecho:
Sertaneja
Sertanópolis
Londrina
Cambé
Ibiporã
Tamarana
Mauá da Serra
Marilândia do Sul
Califórnia
Apucarana
Arapongas
Cambira
Jandaia do Sul
Mandaguari
Ortigueira
Imbaú
Faxinal
Tibagi
Ipiranga
Ponta Grossa
Palmeira
Balsa Nova
No valor de R$ 16 bilhões, estão previstas obras de duplicação de 132 quilômetros, construção de 25 quilômetros de faixas adicionais, 22 passarelas, 24 quilômetros de ciclovias e dois pontos de paradas para motoristas profissionais.
A CCR/SA venceu a disputa pelo lote no dia 12 de dezembro de 2024. A proposta teve desconto de 26,6% na tarifa básica de pedágio.
No total, sete praças de pedágio irão atuar no lote 3, sendo que já existem as de Sertaneja, Ortigueira, Imbaú, Tibagi e Palmeira. Serão construídas novas em Mauá da Serra e Tamarana.
Em entrevista à RPC, Arrison Szesz, gerente de operações da concessionária, explicou que as praças de Ortigueira e Imbaú já estão sendo reformadas, na BR-376. O trabalho inclui revitalização das cabines, coberturas, sinalização e também do asfalto.
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Lote 6 do pedágio
Maior do novo modelo de pedágio, são 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483. As concessões são consideradas estratégicas, uma vez que formam um corredor que liga a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, no oeste do estado, ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná.
Lote 6 do pedágio do Paraná vai a leilão nesta quinta (12); confira a lista de cidades do trecho
Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT
Lista de cidades atendidas pelo trecho:
Guarapuava
Cantagalo
Virmond
Diamante do Sul
Nova Laranjeiras
Guaraniaçu
Ibema
Campo Bonito
Catanduvas
Santa Tereza do Oeste
Céu Azul
Santa Lúcia
Capitão Leônidas Marques
Realeza
Francisco Beltrão
Manfrinópolis
Marmeleiro
Renascença
Vitorino
Matelândia
Medianeira
Santa Terezinha de Itaipu
Foz do Iguaçu
Lindoeste
Prudentópolis
Candói
Laranjeiras do Sul
Cascavel
Céu Azul
São Miguel do Iguaçu
Ampére
Pato Branco
Os R$ 20 bilhões em obras incluem 462 quilômetros de duplicações; implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais; 87 quilômetros de vias marginais; 13 quilômetros de contornos; 38 passarelas; 14 passagens de fauna; três pontos de parada e descanso; 21 quilômetros de iluminação na serra.
O Grupo EPR venceu o leilão pelo lote 6 das rodovias no dia 19 de dezembro de 2024.
No total, nove praças de pedágio estão no lote 6 em Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Ampére e Pato Branco.
Situação dos outros lotes
Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná são divididos em seis lotes.
g1 PR
Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente.
A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março de 2024.
Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março de 2024, com novos valores definidos em março deste ano.
Os lotes 4 e 5 estão sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e devem ir a leilão em 2025.
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