VÍDEO: inteligência artificial é usada para identificar pessoas foragidas que visitam a ExpoLondrina 2025
09/04/2025
(Foto: Reprodução) Tecnologia é interligada com sistema de reconhecimento facial da plataforma de mandados do Ministério Público do Paraná. Evento vai até o próximo domingo (13). Inteligência artificial é usada para identificar pessoas foragidas na ExpoLondrina
A inteligência artificial está presente na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) para a identificação de foragidos da Justiça que eventualmente possam visitar o evento. A tecnologia é operada pela Polícia Militar (PM-PR). Veja o funcionamento acima.
O evento, tradicional na região para negócios, cultura e entretenimento, vai até o dia 13 de abril.
✅ Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Na chamada "Plataforma de Observação Elevada", o monitoramento realiza buscas à longa distância e é interligado com o sistema de reconhecimento facial da plataforma de mandados do Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Deste modo, a inteligência artificial processa as características do público e sinaliza caso identifique uma pessoa com mandado de prisão em aberto ou restrições judiciais.
"Caso seja localizada, será presa", disse o tenente-coronel da PM Ricardo Eguedis em entrevista coletiva.
O sistema funciona mesmo em meio a multidões. No domingo, conforme a PM, aproximadamente 35 mil pessoas visitaram a feira.
Até o momento, não foram divulgadas prisões no evento.
No canto inferior direito da imagem está o sistema de reconhecimento facial.
PM-PR
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Motorista do Paraná perde veículo na explosão de carreta na BR-101 em SC
Paraná: Megaoperação mira grupo suspeito de desviar R$ 3 milhões de cinco municípios
Investigação: Funcionário preso com mais de 2 mil celulares de origem paraguaia em caminhão da Copel trabalha há 13 anos na companhia
Em câmeras espalhadas pelo parque, de acordo com a Sociedade Rural do Paraná (SRP), a ferramenta também permite localização em tempo real de pessoas ou objetos de acordo com características solicitadas. É possível, por exemplo, detectar uma pessoa falando ao celular e vestindo camiseta azul.
A SRP também informou que as portarias possuem reconhecimento facial vinculado às bases de dados da Polícia Civil (PC-PR) e da Guarda Municipal (GM).
Neste caso, pessoas desaparecidas também podem ser identificadas e gerar alerta às autoridades.
Câmeras instaladas no parque também ajudam no reconhecimento.
Divulgação/SRP
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.